Penne com Ragu de Carne de Porco 

 

Ingredientes: 

Uma paleta de porco de 1,4kg, limpa e cortada em pedaços
1 1/2 colheres de sopa de sal kosher
1/4 de colher de chá de pimenta-do-reino, moída na hora
3 colheres de sopa de óleo vegetal
8 ramos de tomilho
2 ramos de alecrim (cerca de 15cm cada)
1 folha de louro (fresco ou seco)
2 cebolas espanholas médias, cortadas em fatias finas (cerca de 4 xícaras)
5 dentes de alho, picados
1 xícara de vinho branco
1/2 xícara de caldo de galinha
Uma lata, com cerca de 800 g, de tomates em pedaços
Um pedaço de cerca de 7,5cm de casca de queijo parmesão
Uma pitada de pimenta-calabresa
1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem, além de mais para regar
450 g de macarrão, tipo penne
6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora, além de mais, como desejado
Rúcula, para decorar, opcional

Modo de preparo:

Seque bem a carne de porco e, em seguida, polvilhe todos os lados com 1 colher de sopa de sal kosher e pimenta. Aqueça 2 colheres de sopa de óleo vegetal em um forno holandês, em fogo alto. Doure todos os lados da carne de porco, por cerca de 4 minutos de cada lado. Coloque os pedaços de carne em porções na frigideira. Os pedaços não podem ficar uns em cima dos outros.

Retire a carne de porco, coloque em um prato e reserve. Enquanto a carne de porco doura, amarre o tomilho, o alecrim e o louro em um bouquet, usando barbante de açougueiro. Uma vez que toda a carne de porco doure, reduza o fogo para médio. Adicione a 1 colher de sopa do óleo vegetal restante. Adicione a cebola e 1/2 colher de sopa de sal kosher restante.

Cozinhe, por cerca de 8 minutos, mexendo e raspando todos os pedacinhos dourados que ficaram grudados na frigideira. Adicione o alho e cozinhe por mais 2 ou 3 minutos. Deglace com o vinho branco e deixe cozinhar até reduzir para quase seco, de 6 a 10 minutos.

Adicione o caldo de frango, o tomate picado, a casca de parmesão, os flocos de pimenta e o bouquet de ervas e ferva. Retorne a carne de porco para a frigideira, colocando-a embaixo do molho. Reduza o calor para baixo e deixe ferver, coberto, por cerca de 1 hora e 45 minutos, até que a carne de porco esteja macia ao espetar de um garfo.

Retire a carne de porco e desfie em pedaços pequenos usando dois garfos. Remova o bouquet de ervas do molho e acrescente a carne de porco de volta para a panela. Adicione o azeite e metade do parmesão ralado e misture.

Mantenha aquecido em fogo baixo.

Coloque água e sal, em panela grande, e ferva por 1 ou 2 minutos a menos do que as instruções do fabricante. Reserve uma xícara da água do macarrão, escorra. Adicione o macarrão ao molho e misture até que todo macarrão fique coberto com o molho. Termine de cozinhar o macarrão no molho, por de 2 minutos, adicionando uma concha da água do macarrão reservado, conforme necessário.

Sirva coberto com o queijo parmesão ralado restante, ou mais, conforme desejado, e um fio de azeite. Decore com algumas folhas de rúcula baby, se estiver usando.

© Agosto / 2015 - C&A Comunicação / ClikFoods.com

O Portal da Gastronomia em Presidente Epitácio 

(18)  3281-8585